Siga-nos no Facebook
Tupinikim

Não tenha respostas prontas para tudo, a vida não tem fórmulas!

a vida não tem fórmulas

Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Não tenha respostas prontas para tudo, a vida não tem fórmulas!

Não tenha respostas prontas para tudo, a vida não tem fórmulas!

O ser humano vive em busca de respostas para a vida, tão incerta que é. O ser humano tem enorme dificuldade de se ver diante da dúvida. E, mediante essa dúvida, esse vazio de resposta, muitas vezes acaba por criar soluções “mágicas”, sem nexo, completamente sem relação com nada, apenas para não admitir sua impotência diante da magnitude da vida.

A vida não tem fórmulas

O ser humano vive em busca de respostas para a vida, tão incerta que é. O psicoterapeuta Flávio Gikovate já nos falava que o ser humano tem enorme dificuldade de se ver diante da dúvida. E, mediante essa dúvida, esse vazio de resposta, muitas vezes acaba por criar soluções “mágicas”, sem nexo, completamente sem relação com nada, apenas para não admitir sua impotência diante da magnitude da vida.

A dúvida, a incapacidade de todas as respostas diante da vida não deveria ser algo que agredisse existencialmente o homem, posto que isso evidencia sua humanidade. É preciso ter a coragem para, ao chegar diante da dúvida inevitável, diante do não-saber, e simplesmente confessar “Não sei”. Se por acaso soubéssemos as respostas para tudo deixaríamos de ser seres humanos e passaríamos a ser uma divindade, ao qual não somos.

As respostas tantas e tantas vezes nos paralisam, nos estagnam, visto que elas nos mantem sempre no mesmo território, o território da certeza. Com a dúvida, eu me mantenho sempre refletindo, buscando entender, mantenho-me flexível às possíveis realidades que podem surgir daquele território de dúvida, de incerteza. A vida tem seus territórios do absurdo, aos quais talvez nunca encontremos resposta em nossa existência. De fato, há momentos em que as respostas não cabem e, como diz o filósofo, ainda que existissem respostas não sanariam a dor. Aqui poderíamos pensar em momento de luto, onde saber as causas da morte não gera a tranquilidade: o luto é um território sagrado.

É importante não ter respostas prontas para tudo, pois a vida não tem fórmulas…8

É importante não ter respostas prontas para tudo, pois a vida não tem fórmulas. Essas respostas prontas nos servem apenas na teoria, mas quando vamos vivenciar um momento de profundo embate consigo mesmo ao qual a vida nos coloca, essas respostas se mostram completamente frágeis e infrutíferas. Essas respostas se mostram frágeis para nós e para os outros. Tentamos dar soluções para os outros a momentos que só o silencio consigo mesmo pode proporcionar. O silencio é o lugar de se colocar diante daquela incerteza, daquela dúvida, daquele questionamento, encará-lo e perceber que é possível caminhar sem encontrar uma solução. Nasce uma poética desse silencio que será muito mais valoroso do que qualquer resposta lógica e montada em uma razão cartesiana.

É preciso aceitar a falta de resposta para certas coisas encontradas na vida, elas nos levam a ter a oportunidade de abraçar nossa humanidade, nossa impotência. Ser um ser humano é viver as surpresas que a vida traz.

Leia também:

 

Curta Tupikim no Facebook

Sobre o autor:

Estudante de Psicologia por opção, por amor e por estilo de vida. Cronologicamente, 23 anos. Natural de João Pessoa – PB e visitante de terras não-geográficas bem distantes.

Clique aqui para comentar

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Leia mais em Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Siga TUPINIKIM no Facebook

POSTS RECENTES

Como reconhecer se um homem é emocionalmente inteligente

Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Como reconhecer se um homem é emocionalmente inteligente

Por 20 de outubro de 2017
Quando seu filho se sente triste

Família

Quando seu filho se sente triste

Por 24 de julho de 2017
bater em uma criança
Tomar café prolonga a vida?

Saúde & Bem-estar

Tomar café prolonga a vida?

Por 11 de julho de 2017
Algumas dicas úteis para melhorar a autoestima

Psicologia e comportamento

Algumas dicas úteis para melhorar sua autoestima

Por 9 de julho de 2017

Buscar por categoria

Comentários

Curta Tupinikim no Facebook
Subir